terça-feira, 16 de agosto de 2011

Consultório de Rua


O projeto visa a abordagem aos usuários de álcool e outras drogas que tem a rua, como seu espaço de referência e moradia no município de Uruguaiana, pois além de serem pessoas sem vinculo familiar e com um estigma que dificulta muitas vezes o seu acesso aos serviços de saúde.
Uruguaiana está localizada na região da fronteira oeste, a 700 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, limita com Argentina, Passo de Los Libres a 600 km de Buenos Aires.
Considerada porta de entrada da América do Sul com significativa frota de caminhões circulando em função da Exportação e Importação de produtos originários do centro do país, visto então como o maior porto seco do país.
Uruguaiana está incluída no PEAD, cujas diretrizes são: o direito ao acesso ao tratamento, a redução da lacuna assistencial, o enfrentamento do estigma, da qualificação de redes de saúde, da adoção da estratégia de redução de danos e do reconhecimento de determinantes sociais de vulnerabilidade, riscos e padrões de consumo.
           O presente projeto pretende identificar e construir linhas, traçados, desenhos que apontem para configuração de uma rede de cuidado em saúde mental para o município de Uruguaiana através da abordagem do consultório de rua em integração ao CAPS e ES do Município.
           Com o projeto, estaremos oferecendo às pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas ações de promoção, prevenção e cuidados primários no espaço da rua especialmente em crianças, adolescentes e jovens, respeitando  às diferenças,   promovendo  os direitos humanos e  a inclusão social, enfrentando  o estigma, as estratégia de redução de danos e a intersetorialidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário